sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Chegada

Oi Amigos...Sei que muitos estao preocupados comigo e querendo noticias por isso resolvi falar sobre minha chegada e como estou!Hoje 'e o meu tereciro dia na africa do Sul, dia 21.01.09 desembarquei nessa nacao, o voou foi bem cansatico no total 10 horas e meia de viagem, pois tive que pegar outro voou de Johannesburg para Cape Town, foi meio complicado pq me perdi no aeroporto, devido a compa do mundo o aeroporto encontra-se em obras e ninguem la falava portugues p dar informacao, mais no final deu tudo certo o Senhor enviou pessoas p me auxiliarem. Cape Town 'e muito bonita, ela 'e cercada por montanhas e fica a beira mar, o tempo aqui esta com um vento frio apesar de ser verao e na por enquanto n estou saindo muito de casa!Estou morando com Mike Davies e sua mulher Chantal, eles sao pastores na igreja local que se chama Joshua Generation, sao pessoas muito agradaveis e atenciosas, o Mike 'e ingles e mora a 15 anos na Africa casou 3 anos depois que chegou aqui, quando conheceu Chantal, eles tem 2 filhas, uma de 5 anos Elizabeth e outra de tres anos Abigail, sao criancas lindaaas e bem arteiras.Os costumes deles sao bem diferentes do nosso, eles tomam cha com leite, as pistas na rua sao mao inglesa, o cafe deles e ceral com leite, o almoco 'e um lanche (pao e queijo ou uma fruta com iorgute) e o jantar e algo mais pesado, a difereca do fuso horario 'e de cinco horas a mais, enquanto aqui 'e 16:03 da tarde ai 'e 11:00 da manha. Aqui eles sao muito pontuais, por causa de dois minutos que Mike ia se atrasar p chegar em casa, ele ligou para a esposa e a avisou, sao pessoas muito alegres, familia, amigas e compreensivas.Percebi que existe realmente uma divisao de classes ainda na Africa, os negros nao se aproximam muito dos brancos e nem os brancos dos negros, ainda a muito preconceito por aqui, os brancos n podem andar de onibos pq correm o risco de serem linchados pois 'e o meio de locomocao dos negros, vejo muito sofrimento no rosto daqueles que sao mais pobres, aqui para eu poder sair tenho que pegar carona ou esperar que me levem... Ha varios dialetos na cidade, mais a maioria tem o seu dialeto e o ingles.Por enquanto estou aprendendo o ingles, tenho que me acostumar com a lingua deles, n tem sido facil, as vezes a minha mente da um n'o, da uma vontade de falar o portugues ou ouvir alguem conversar na nossa lingua mais para onde vc olha todos so falam ingles, mais ja comeco a entender bastante o que eles me dizem, e a gente consegue se comunicar bem, 'e realmente engracado essa fase pq 'e algo que acontece por osmose mesmo rsrs , quando n sei uma palavra mostro no dicionario, faco mimica... o Mike quer primeiro que eu me adapte um pouco antes de comecar o trabalho voluntario, quer que eu conheca as pessoas, a cidade, o ambiente, ele acha que na terceira semana ja vou estar falando e entaum ele quer comecar a me levar nos lugares!Por enquanto fico por aqui...Um Abraco e sinto saudades de todos ai!Mariana A Furtado.

8 comentários:

  1. Amigaaaaaaa. Gloria a Deus por esse blog.
    Agora é divulgar pra galera. Estamos com mtas saudades. Te amo ta? Deus te abencoe. beeeeijos

    Amanda Louise.

    ResponderExcluir
  2. Prima...que bom ter notícias suas!Deus está contigo..."não temas que eu te ajudo" diz o Senhor!
    Saudades!

    ResponderExcluir
  3. Mari... Grandes coisas faz o Senhor por Nós por isso temos motivos de viver alegres. Sei q Deus tem sonhos do coração dele para o teu coração, e sei q essa nova face é o começo de mtos q ainda virão.
    Vc é benção viu...
    Desejo q sua vida seja exemplo para essas vidas ai tão carente do amor de Deus.
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Nossa Mari qnta diferença de cultura,e a direfença de clase é mto cruel... mta soberba né mana. Mas q bom q a familia q te hospedou é hospitaleira,deve ser bom tomar chá com leite.kkkkkkk
    Conte com minhas orações viu.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Amigaaaa!

    pelo visto Apartheid ainda é forte por aew, muita oração pra que isso seja quebrado, principalmente dentro das igrejas tb.

    Qto aos costumes e cultura, nossa esse almço aew tá pegando né amiga! XD! chá com leite? rsrs! mas e a janta como é? tem arroz? feijão? rsrs! EU li que usam muito curry na comida! *água na boca* é verdade?

    Estamos orando!!
    grande beijoooo!

    ResponderExcluir
  6. Hey amiga! how are you now? to lembrando de você esses dias e feliz em saber que tudo está bem por aí, já li todo o teu blog, amei a idéia, assim a gente te acompanha e fica pertinho.Quão formosos são esses pés amada, sei que serás bomba de bênçãos por aí e o porpósito de Deus se cumprirá. Uhuhuhuhuhuh! Shuuuu, aleluiaaaaaa! Ah! teu blog agora está no blog do Kairós, adiciona a gente aí.
    www.ciakairos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Lindo Mari, vê o seu esforço para aprender a cultura deles, persevere, sabendo que tudo o que vc está passando aí, não vai ser em vão, saiba que vou estar acompanhando sua missão aí!!! Beijossss

    ResponderExcluir
  8. Oi Mari !
    Que linda essa experiência q vc teve ... e vc terá muitas ainda ....
    As crises virão ... mas é p vc crescer ...
    Não esqueça que Ele sempre estará com vc ,embora muitas vezes vc se sinta só !
    Fica na dependência do Espírio ,ok !
    Kisses !!!!!!!!!!

    ResponderExcluir